Caio Briggs

Viajar Barato

Aplicativo
2022

Viajar barato é um aplicativo que auxilia a reduzir os custos de uma viagem, através do aplicativo o usuário vai poder buscar diversas opções de passagens, hospedagem, pontos turísticos e alimentação, sempre focando nas opções com os melhores preços.

O problema

Viajar é um hábito do ser humano a muito tempo, seja por lazer e descanso, a trabalho, , são diversos os motivos que levam as pessoas a realizar uma viagem. Na sociedade atual em que cada vez mais a pessoas possuem rotinas mais pesadas de trabalho, viajar se torna uma grande válvula de escape.No Brasil viajar é um hábito de muitas pessoas, segundo uma pesquisa feito pelo buscador de viagens KAYK, viajar é o investimento preferido dos brasileiros, entretanto muitos brasileiros não possuem acesso a esse tipo de atividade, pela crise econômica que vive o país, viajar acaba se tornando um privilégio de uma parte da sociedade que possui mais recursos financeiros.

Com isso o desafio de desse projeto era criar um produto que ajudasse as pessoas a reduzirem seus gastos financeiros na hora de viajar.

Pesquisa

O próximo passo no projeto era compreender melhor o problema, nessa etapa realizei uma pesquisa de desk research, e coletei os seguintes dados:

Após a pesquisa secundária, realizei um questionário pelo google forms que foi destribuida para 40 pessoas, com o objetivo de conhecer ainda mais o público. O resultado foi esse:

– 23,1% viajam três vezes ou mais por ano, 23,1% viajam uma vez a cada dois anos, 15,4% viajam uma vez por ano, 38,5% viajam com menos frequência.

– 61,5% viajam por lazer, 28,5% viajam para rever familiares, 10% viajam a trabalho

– 61,5% buscam conhecer novos lugares como principal objetivo da viagem, 23,1% buscam o descanso, 15,4% buscam conhecer novas culturas.

– 76,9% costumam fazer um planejamento financeiro antes de viajar

– 84,6% abdicam um pouco de conforto para economizar.

– 54,5% afirmaram que usam mais os Aplicativos de compra de passagens para auxiliar na viagem, 63,6% utilizam os Aplicativo de pesquisa de hospedagens, 36,4% utilizam os de transporte e 27,3% utilizam os de localização/GPS.

Persona

O próximo passo no projeto foi a criação de uma persona para reprepresentar o público-alvo, os usuários que iriam utilizar o produto.

Jornada do Usuário

Com a persona definida o próximo passo do projeto foi criar a jornada do usuário, o objetivo foi mapear todas as interações que o usuário teria com o produto.

Solução

Depois de passar pela etapa de pesquisa e compreender melhor o problema, o próximo passo foi definir o produto: – O Viajar Barato é um aplicativo que tem como objetivo ajudar o usuários a reduzerem os gastos financeiros em uma viagem, através do app o usuário vai encontrar os melhores preços de passagens, hospedagens, restaurantes e atrações turísticas do destino escolhido para Viajar.

Wireframes

Telas

Com os wireframes já definidos, a próxima etapa foi a criação das telas para o protótipo de alta fidelidade. Durante essa etapa também foi desenvolvido um design system com o objetivo de manter a consistência no design.

Protótipo